A História do Circo Mundial
A vida é uma síntese.
Já Pessoa no seu “Infante” dizia:
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma.
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma”
Assim é o Circo unido e sempre disponível para desvendar a espuma que brota dos sonhos do Homem e então o sagrado do espectáculo nasce.
O Circo Mundial é, actualmente, um dos melhores Circos que resiste em Portugal.
Dotado de modernas instalações “físicas” – as torres gigantes que suportam a Tenda “mãe”, disponível para uma lotação de 2.000 (dois mil) lugares, todos sentados em cadeiras, são metálicas e a sua elevação é feita através de potentes equipamentos automatizados, comandados à distância.
Dispõe de Casas de Banho (água quente e fria) e independentes para Senhora e Homem, montadas com porcelanas modernas e ergonómicas e equipamentos vazantes de moderna tecnologia.

Os primeiros anos do Circo Mundial
O Circo Mundial nasce no ano de 1994 sob administração do seu proprietário Rui Mariani (Rui Luís Oliveira Mariani), oriundo de uma ilustre e histórica família do circo. O pai, Mariani, descendente de família italiana e a mãe Ferrony entregaram-lhe a “herança” de continuar “o maior espectáculo do Mundo”.
Rui Mariani ganha destaque no “meio” como Trapezista Voador, percorre há muito tempo, nesta qualidade, Portugal de lés a lés (incluindo Açores e Madeira) e actua, ainda, em Angola, Moçambique, Espanha, Marrocos e África do Sul com sucesso. Esta actividade exigia, além de coragem, excelente condição física e, passados 15 anos, Rui Mariani entende ser tempo de “mudar-se” para trabalhar com feras (Tigres e Leões). Número onde alcança a maior exultação artística. A imprensa da época dedica-lhe elogiosos comentários em notícias ou entrevistas, algumas com chamada de 1ª página.
É com este currículo que Rui Mariani avança para a criação, em 1994, do Circo Mundial e lança-se na aventura de empresário, fazendo evoluir o Circo para um estádio que o coloca, actualmente, entre os melhores Circos caminhantes da Europa. Portugal e Espanha são, actualmente, países onde faz “tournée” com regularidade.

A Descendência
A companhia do Circo Mundial em Tournée é composto por mais de 35 membros entre artistas de pista, técnicos de apoio, entre outros…
Sendo um circo de família são os filhos de Rui Mariani & Clotilde Ferrony os responsáveis pela continuidade do espectáculo:
Mário – um talento a domar feras – elegante, corajoso, dialoga com as feras, não as afronta;
Rúben – artista multifacetado – dono de uma cultura de comédia tipo burlesca, ex trapezista a grande altura; actualmente único homem bala português
Carol – os trapézios são a sua paixão – esbelta, impressiona pela forma como desafia as alturas com artísticas acrobacias produzidas em pleno voo;

As inovações
Ao longo do tempo o Circo Mundial acompanha as mudanças da sociedade e tem acrescentado número diferentes e inovadores. Eis algunns exemplos:
The Laser Show: É um número de dança Tecnológica. Trata-se de um espetáculo de dança acompanhado de iluminação a laser.
Iluminação laser 4D de última geração, com a qual é possível projetar vídeos, nomes, imagens, entre outros elementos, pode ser realizada em todas as cores, como por exemplo: branco, azul, vermelho, violeta, verde, amarelo e cyan.
O Sistema de controlo de iluminação é comandado pela mão através de 5 Lasers RGB e 2 Luvas Laser.
O Homem Bala: É a principal atracção! O número arriscado do homem bala consiste num disparo de um ser humano em forma de “bala” desde um canhão especialmente desenhado para ele, este salto alcança os 12m de comprimento e cerca de 30m de largura
Rúben Mariani desde 2009 é o único Português e Europeu a realizar este espectacular exercício de cortar a respiração!
Circo Sobre Gelo: A Família Mariani sempre com a atitude de inovar e modificar os seus elencos preparou um espectáculo que mistura a dança, a música, a patinagem artística e o novo circo sobre uma pista de gelo natural de 300m2, números a grande altura em patins e 2h de puro entretenimento fizeram as delícias de todo o público que nos visitou a temporada de natal 2017.
